0

Otorrinolaringologista, pff... isso é para meninos!


Pois é, andava a pesquisar por aqui e por ali e deparei-me com algo que não que desconheçia.

Quantos de vocês é que ainda se lembram do Otorrinolaringologista, palavra esta que designava, e designa varias especialidades médicas, nomeadamente doenças do ouvido, do nariz, seios paranasais, faringe ,laringe, cabeça e pescoço.

Conhecida por muitos como a maior palavra do dicionário  português, anh anh, lembram-se.....lembram-se, lembravam-se, ao surfar aqui pelo rio dei-me com esta palavra, Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, a dita cuja é de momento a maior palavra do dicionário português com com 44 letras. Mas não é propriamente recente, visto ter recebido o seu registo oficial em 2001.

A Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é uma rara doença pulmonar, contraída pela aspiração das cinzas vulcânica, sendo o seu portador chamado de (para além de pobre desgraçado) pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.


A palavra serve para descrever uma condição  conhecida como Sílicose, sendo a sílicose a formação de um tecido cicatricial nos pulmões que deriva da inalação de pó de Sílica.

Os sintomas aparecem, geralmente, após 20 ou 30 anos de exposição ao pó, no entanto, nos trabalhos em que se utilizam jactos de areia, na construção de túneis e no fabrico de sabões abrasivos que requerem quantidades elevadas de pó de sílica, os sintomas podem surgir em menos de 10 anos.

Sintetizando a coisa, o pó é inalado e entra nos pulmões, as células depuradoras engolem-nas, depois de engolido o pó, as células depuradoras irão libertar umas enzimas que por sua vez causam a formação do tecido cicatricional nos pulmões. Como em quase tudo, começa por ser apenas local, mas com o incidir da pratica essas manchas localizadas irão aumentar e aglomerar-se, o problema é que nestas áreas os pulmões são incapazes de absorver oxigénio de forma normal, diminuindo a elasticidade nos pulmões e causando maior esforço para respirar.

A má noticia. não tem cura, o que se pode fazer é tentar retardar a evolução da doença, por isso para quem trabalha em túneis, areais e lugares propíciosos a muito pó de areia, protejam-se devidamente. Um concelho aqui do Je.

0 comentários:

Postar um comentário