0

Gripe!


Ora com estas mudanças de temperatura ocorridas esta semana, e visto eu estar com uma daquelas malvadas mesmo, está semana venho vos falar da Gripe.


A Gripe não é nada mais nada menos que uma infecção, infecção essa causada por um vírus chamado de Influenza. A gripe é uma infecção altamente contagiosa, já para não falar de altamente perigosa se não for lidada com precaução, caso não seja, esta pode levar à pneumonia, hospitalização e até mesmo a morte.

O vírus Influenza divide-se da seguinte forma:

Vírus A: A pode infectar humanos e outros animais.

Vírus B e C: Apenas infecta seres humanos

Vírus C: É a denominada constipação, é uma gripe muito leve, e normalmente não propicia a epidemias.

Normalmente costuma dar-se uma grande epidemia de gripe uma vez por ano. Ninguém é imune. Contudo, se tiver o azar de ser detentor de alguma doença respiratória cronica, fraqueza imunológica ou imunidade enfraquecida, então cuidado, pois tem tendência a ter complicações mais graves.


A semelhança de outros grandes vírus, como por exemplo, a Sida, o desenvolvimento de uma cura, ou vacina efectiva é complicada, pois o vírus é mutatório, ou seja, é um vírus que está em constante mutação, logo a sua composição varia de pessoa para pessoa.

De realce:

Transmissível via aérea, logo quando um portador do vírus, fala, espirra, ou tosse, as gotículas ficam no ar tempo suficiente para se transmitir para outro portador.

Ao entrar no sistema do novo portador ele aloja-se no nariz da pessoa, onde se começa a reproduzir e a alastrar para a garganta e restantes vias respiratórias, de seguida segue para a corrente sanguínea onde o vírus se manifesta na sua plenitude.

Também pode acontecer, se bem que em casos muito raros, a infecção ser dada pelo toque, caso o vírus tenha tido contacto com uma mão por exemplo, e essa mão tenha contacto com a boca ou nariz de outro individuo.

Gestação:

A gripe é uma doença com início súbito. O período de incubação entre o tempo de contágio e o início dos sintomas da doença - é de 1-2 dias.

Sintomas:

febre
calafrios
suor excessivo
tosse seca - pode durar mais de duas semanas
dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias
fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer
mal-estar
dor de cabeça
nariz obstruído
irritação na garganta

Conçelho:

Ao sentir os primeiros sintomas, deverá dirigir-se ao medico de imediato para ser medicado, a fins de prevenir a sua expansão e propagação.

0 comentários:

Postar um comentário