1

Mundo de Extremos!

O planeta Terra é um planeta recheado de maravilhas, coisas que parecem criadas ao milímetro, num equilíbrio profundo, porem, existem algumas que nos fazem parecer minúsculos, insignificantes e por vezes gratos de por cá conseguirmos sobreviver.

Aqui deixo uma excelente pesquisa que encontrei sobre alguns extremos do planeta terra.

A maior formação rochosa do mundo!

Uluru também conhecida por Ayers Rock é a maior formação rochosa do mundo. Este monólito de areia rochosa localiza-se na Austrália, tem uma altura de 348m, e a volta de toda a sua base 9.4Km . Ayers Rock aparenta mudar de cor conforme a luz o atinge em diferentes horas do dia.

O Vulcão mais activo do mundo!

Kilauea está neste momento cotado como o vulcão mais activo do mundo, Localizado no Hawaii, 90% da sua composição é lava.

O lago mais baixo do mundo!

O mar morto é um lago salgado localizado entre o Israel e a Jordânia. Considerado o mais baixo lago de sal, este esta 377m abaixo do nível do mar. É considerada a massa de água mais salgada do mundo, localiza-se no denominado vale da falha da Jordânia, tem 67 quilómetros de comprimento e 18 km de largura na sua parte mais larga.

A maior faixa de Coral do mundo!

A grande barreira de coral, que compromete mais de 3000 recifes e 900 ilhas, é a maior faixa de coral do mundo. Localizada no mar de Coral, na Austrália, esta estende-se por volta dos 2600 Km², cobrindo uma área total de cerca de 344,400 m² de recife. Em 1981, o recife foi designado pela UNESCO património mundial.

A maior caverna do mundo!

A gruta de Deer Cave detém o recorde de ser a gruta com a passagem mais larga do mundo, localizada em Borneo, é uma de muitas grutas encontradas no parque nacional de Mulu. A Gruta de Deer Cave tem cerca de 2Km de comprimento e mais de 90 m de altura e largura.

O maior rio do mundo!

O rio Nilo é o maior rio do mundo, este flui por nove países. Detém uma única fonte, o o Nilo Branco começa no lago Victoria, no Uganda, e flui pelo Sudão e Egipto. O Nilo Azul começa no lago Tana, Etiópia e flui pelo Zaire, Kenya, Ruanda, Tanzânia e Burundi.

No Total o rio Nilo percorre uma distância de 5.584 Km na África oriental, este transporta uma media 65 milhões de litros de água por segundo.

O ponto mais alto do mundo!

O monte Evereste também conhecido como Sagamatha, é a montanha mais alta do mundo. Esta mede 8,850m acima do nível do mar. Recebeu o seu nome em honra a Sir George Everest, está situada, na fronteira da Sagarmatha, Nepal, Tibete e China. Algumas pessoas acreditam que o Evereste cresce 4mm todos os anos.

As maiores cascatas do mundo!

As cascatas de Angel Falls são as cascatas mais altas do mundo com 979m, com uma queda limpa de 807m. Estão localizadas na Venezuela. A altura destas cascatas é tão grande, que alguma da água se torna em partículas de neblina mesmo antes de tocar no chão.

O sitio mais quente da Terra!

O deserto do Sahara é o maior e mais quente deserto do mundo. Este estende-se por mais de 9 milhões de Km², o deserto cobre a maior parte do norte de África, tornando-o tão grande como o continente da Europa ou os Estados Unidos. A temperatura normalmente ronda os 55ºC. Em 1922, a temperatura chegou aos 57.8ºC, a maior temperatura já alguma vez registada na terra.

O sitio mais frio da terra!

A Antartica, é o quinto maior continete, em termos de área, e detem a maior taxa de elevação de entre todos os continentes. É também o mais seco, ventoso e frio. Com 14 Milhoes de Km², a Antartica é coberta em 98% de gelo. O recorde de 89.2ªC torna-a no sitio mais frio a face do planeta.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns...
Site Perfeito, com ótimos comentários e dados simplificados que dão um maior intendimento.
Vlw!

Postar um comentário